O melasma é uma doença benigna, geralmente crónica, da pele que se manifesta através de manchas escuras acastanhadas que surgem, geralmente, na cara em jovens adultos.
Aparece, sobretudo, no rosto e pode ser causado por alterações hormonais, exposição solar sem proteção adequada ( factor 50), genética, medicamentos e cosméticos, deficiência de zinco, etc...
O seu aparecimento na gravidez é comum e nem sempre retrocede completamente.
Qual a rotina que recomendamos para o melasma diáriamente?
- Limpar a pele com sabonete de alecrim e utilizar uma esponja konjac, esta remove a camada superficial de gordura e pele morta de forma suave promovendo a oxigenação e recuperação – pode ser utilizada todos os dias.
- Tonificar com hidrolato de rosas, é importante deixar a pele absorver esta água rica em nutrientes.
- Hidratação:
- Diária > Utilizar creme neutro de aloé vera e karité;
- Noturna > Utilizar óleo vegetal de rosa mosqueta;
Máscara 1x semana de *alga marinha saccorhiza - adicionar um pouco de água à alga e espalhar o sérum que se cria pelo rosto ou zona do corpo com melasma com o auxílio de um pincel e, por fim, aplicar directamente na mancha a alga e deixar atuar por 10 minutos. Se não quiser aplicar a alga em contacto com a pele coloque uma gaze sobre a mancha e a alga sobre a gaze;
*Alga Saccorhiza não é indicada a quem tenha problemas de tiróide, salvo por indicação médica.
É importante alternar os dias de esfoliação com os dias das máscaras.
Na sua rotina diária utilize sempre protector solar fator 50 no rosto.
Em casos onde esta rotina atenua a mancha mas não resolve completamente a questão, deve falar com o seu dermatologista para analisar a melhor opção, por vezes o tratamento laser como complemento é o mais indicado.