Na compra de €50 em artigos PRANAROM, oferta de um Workshop em Aromaterapia à sua escolha!

Vamos conhecer a calendula e a camomila

Vamos conhecer a calendula e a camomila

Calêndula

(Calendula officinalis)

Parte usada: flores

O que faz: a sua flor amarela/laranja brilhante é conhecida pelas suas propriedades terapêuticas de tratar problemas da pele. A calêndula tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, tornando-a especialmente benéfica para feridas, queimaduras ou problemas da pele. É tão suave que pode ser utilizada em todos os tipos de pele. O óleo dourado feito a partir das suas pétalas é frequentemente usado em loções, cremes e bálsamos. Tambem sob a forma de hidrolato, uma água floral que contem todas as propriedades magnificas desta planta, poderá ser usada facilmente para apaziguar questões dermatologicas! Devido ao seu poder relaxante, esta planta é utilizada em imensos produtos para crianças e cuidados da pele. Tem poder emenagogo, favorecendo a menstruação quando há bloqueio e não deve ser administrada em grávidas a menos que prescrita por um herbologista. Se sofre de algum problema de pele ou couro cabeludo experimente fazer um banho de imersão e juntar à água do banho a infusão de calêndula – repouse lá dentro por 20 minutos e passe por água. Revitalizante, de dentro para fora!

 

Camomila

(Matricaria recutita, Anthemis nobilis)

Parte usada: flores

A camomila está entre as plantas mais amadas e utilizadas pois é segura, suave e eficaz, tem propriedades anti-inflamatórias poderosas e é comumente usada para tratar a pele inflamada, irritada ou sensível. Encontramos facilmente a camomila romana em óleos essenciais e hidrolatos. É muito utilizada como hidrolato principalmente como tónico facial ou coadjuvante na muda da fralda do bebé. É boa para todos os tipos de pele, mas é especialmente indicada para a pele sensível. É muitas vezes combinada com a calêndula e usada em produtos de cuidados de pele para crianças. As flores fazem um maravilhoso enxaguamento para cabelos claros, adicionando brilho quando usado ao longo de um período de tempo. A camomila apresenta propriedades relaxantes e calmantes e desse modo podemos utilizá-la no banho de forma a beneficiar destes efeitos.

Atenção: Algumas pessoas têm alergias à família Compositae onde a camomila pertence; evite-a caso sinta comichão nos olhos, dor de garganta ou irritação na pele.

Artigo seguinte
Subscreva a Newsletter
Receba promoções, novidades e dicas e truques de utilização dos nossos produtos!

Disponibilidade