Na compra de €50 em artigos PRANAROM, oferta de um Workshop em Aromaterapia à sua escolha!

Maskne (mask acne)

Maskne (mask acne)

Esta condição ganhou popularidade desde que começÁmos a utilizar mascaras na nossa rotina de vida após o surto COVID-19 e até lhe foi concedido um nome: “maskne” (máscara para acne). Maskne não causa apenas erupções cutâneas mas também vermelhidão, inchaço, irritação, comichão e até agravar outras patologias como acne, rosácea, dermatite de contacto, foliculite, entre outros.

Porque sucede? 

Como o maskne pode envolver várias doenças de pele, a causa exacta dos sintomas pode variar porém, na maioria dos casos, a máscara é o resultado de poros obstruídos. Se já tem tendência para pele oleosa e uma rotina de cuidados pouco estabelecida então haverá maior possibilidade de os poros ficarem bloqueados. É importante compreender também que a máscara retém a humidade devido à respiração e suor, o que pode aumentar largamente o risco de acne.

Também o atrito da máscara pode sensibilizar a pele porque está em contacto com a mesma demasiado tempo e irá gerar irritação, seja por fricção ou até mesmo por alergia ao material da mesma. Algumas máscaras são pré-tratadas com produtos químicos ou são simplesmente ásperas pelo que recomendamos sempre que possível a utilização de uma mascara reutilizável e que seja lavada com um detergente não-perfumado para evitar potenciais alergias. 

Como tratar em 3 passos:

Primeiro: lavar o rosto de manhã e a noite com agua tépida e com um produto indicado ao seu tipo de pele (sugestões como sabonete de aloé vera, de tea tree e lavanda ou até mesmo de urtiga dioica são incríveis). Se transpirar a meio do dia passe apenas o rosto por água para não retirar a oleosidade natural da pele em excesso (o organismo poderá hiperproduzir se lavar demasiadas vezes). Esfoliação apenas uma vez por semana.

Segundo: se for possível não utilize maquilhagem por baixo da máscara. Aproveite que tem a área coberta para a recuperar o mais rápido possível. Se for mesmo necessário usar então tente minimizar o impacto através de produtos de boa qualidade e o mínimo de produtos possível.

Terceiro: vamos hidratar com um óleo regenerador e seborregulador para potenciar a recuperação e vitalidade da sua pele. Vai precisar apenas de dois ingredientes:

  • OLEO VEGETAL DE ROSA MOSQUETA

- É um conservante natural, rico em ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados (ómega 3 e 6).

- Alivia as inflamações e atua como hidratante.

- Ajuda a tratar pele seca, irritada e desgastada. 

- Bom para tratar marcas de queimaduras, cicatrizes e estrias.

- Tem um nível de penetração aceitável na pele, mas pode deixar uma sensação pegajosa se for usado na pele limpa.

- Não rança com facilidade: dura entre 6 meses e 1 ano se estiver guardado num local adequado (fresco, fora do alcance dos raios solares). 

Depois de aberto deve colocar-se no frigorífico.

 

  • UM OLEO ESSENCIAL: TEA TREE OU CIPRESTE

Conforme as necessidades da sua pele. Espreite a tabela abaixo para o ajudar:

Artigo anterior
Subscreva a Newsletter
Receba promoções, novidades e dicas e truques de utilização dos nossos produtos!

Disponibilidade